Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7881
Título: Atividades de compreensão textual no livro didático de alfabetização da EJA: das propostas a reflexão
Autor(es): Silva, Mayrlla Fernanda Mendes da
Palavras-chave: Livro Didático
Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Compreensão Textual
Resumo: Este trabalho discute as propostas de atividades de compreensão textual contidas no livro didático de alfabetização da EJA, verificando se estas contribuem para ampliar as capacidades leitoras de jovens e adultos usuários da língua na vida cotidiana. Assim, analisam-se tipos de atividades de compreensão e de exercícios de avaliação, verificando se estas atividades didáticas contribuem ou não para os educandos da EJA ampliarem suas práticas de uso da língua na vida cotidiana, a partir de exemplos extraídos do livro didático analisado. A discussão funda-se nas contribuições teórico-metodológicas da educação popular (FREIRE, 1987), da concepção de língua que orienta as atividades de compreensão textual nos manuais didáticos (MARCUSCHI, 2001), dialogando com suas propostas contidas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN‟s) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN‟s) para o ensino da EJA, além da concepção de leitura do e do mundo compreendida por Freire (1992, 1996, 1999). O trabalho foi realizado através da análise do Livro Didático de Língua Portuguesa e Alfabetização: “Caminhos para a cidadania alfabetização e diversidade”, autora Eloísa Bombonatti, com propostas avaliadas e aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) referente aos anos de 2011, 2012 e 2013. Os resultados revelam que o conteúdo de língua portuguesa destinada a alfabetização da EJA, apesar de ser viabilizado por meio de diversos gêneros textuais oral/escrito, suas atividades de compreensão textual e dos exercícios de avaliação referente ao conteúdo de alfabetização e de língua se distanciam das propostas educacional freireana, pelo fato de que tais propostas não tematizarem e nem problematizarem as histórias de vida e experiências dos educandos(as) da EJA.
Descrição: Silva, M. F. M. da. Atividades de compreensão textual no livro didático de alfabetização da EJA: das propostas a reflexão. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7881
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayrlla Fernanda Mendes da Silva.pdfMayrlla Fernanda Mendes da Silva623.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.