Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7893
Título: A formação do professor para a educação inclusiva: os anos iniciais em foco
Autor(es): Barbosa, Maria Júlia de Araújo
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Formação de Professor
Pessoas Portadoras de Deficiência
Resumo: A inclusão escolar de alunos com deficiência vem recebendo, nos últimos anos, uma significativa atenção. Compreendemos que para atuar na classe regular no contexto da educação inclusiva é preciso existir professores capazes de promover a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. O objetivo central do presente estudo foi investigar a formação continuada que o professor dos anos iniciais do ensino fundamental I,vem recebendo para atuar na classe regular no contexto da educação inclusiva.No entanto, muitos docentes encontram-se despreparados para contribuir na educação inclusiva. A metodologia que foiutilizada nesse trabalho é de cunho qualitativo. Participaram da presente pesquisa cinco professoras de uma escola regular pública do ensino fundamental I, localizada no município de Campina Grande – PB. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi–estruturada e os dados transcritos foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de abril e maio de 2014.As referidas docentes destacaram alguns aspectos que prejudicam a educação inclusiva tais como:afalta de diagnóstico dos educandos, a falta de uma capacitação para os professores, a oferta de formações continuadas de curto prazo para os docentese o desconhecimento dos recursos metodológicos que devem ser utilizados com seu aluno com deficiência. Portanto, compreendemos que alguns dos principais fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares estão associados à falta de uma formação continuada que preparem os educadores, deixando-os capazes de desenvolver práticas pedagógicas de acordo com as necessidades educacionais dos alunos.
Descrição: Barbosa, M. J. de A. A formação do professor para a educação inclusiva: os anos iniciais em foco. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7893
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Júlia de Araújo Barbosa.pdfMaria Júlia de Araújo Barbosa861.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.