Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7895
Título: A imagem do negro frente ao livro didático de história: uma análise da coleção Aprender Juntos
Autor(es): Silva, Hayana Crislayne Benevides da
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino de História
Cultura Afro- Brasileira
Cultura Africana
Resumo: Partindo do pressuposto que o livro didático é um principais norteadores das práticas de ensino-aprendizagem e que para muitos professores de escolas públicas do nosso país é o único suporte para o trabalho em sala de aula, esta pesquisa, teve como principal objetivo averiguar e analisar como a imagem do negro e os conteúdos referentes à temática afrobrasileira e africana estão sendo representados/abordados nos livros didáticos de história do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Coleção Aprender Juntos (2013), haja vista a promulgação da Lei 10.639/2003 e a menção de que a referida coleção é uma das mais adotadas pelas Escolas Municipais da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando-se da análise de conteúdo para sistematização dos resultados obtidos. Buscamos suporte teórico de autores como: Silva (2010), Bittencourt (2011), Silva (2011), Albuquerque; Fraga Filho (2006), Munanga (2008) dentre outros. Fundamentamo-nos também em documentos oficiais sobre a temática em estudo, como: os Parâmetros Curriculares Nacionais volumes 8 e 10, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, além do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2010). Constatamos que a coleção analisada representa inúmeros avanços quanto ao cumprimento da Lei 10.639/2003 nos livros didáticos de história. Possibilitando a compreensão do educando acerca da diversidade cultural e etnicorracial de forma valorativa, ao retratar o negro como protagonista da história, fazendo abordagens e questionamentos pertinentes sobre as imagens e conteúdos que nele estão sendo abordados. Assim, percebemos que embora o processo se dê de maneira lenta aos poucos já estamos conseguindo obter êxito quanto à inserção da temática nos livros didáticos.
Descrição: Silva, H. C. B. da. A imagem do negro frente ao livro didático de história: uma análise da coleção Aprender Juntos. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7895
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hayana Crislayne Benevides da Silva.pdfHayana Crislayne Benevides da Silva2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.