Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7896
Título: A formação do professor na educação inclusiva: a percepção de docentes de uma escola regular
Autor(es): Santos, Luizete Alves dos
Palavras-chave: Inclusão Escolar
Formação Docente
Política Educacional
Educação Especial
Resumo: Em sua longa trajetória, a escola vem sofrendo inúmeras transformações com vista a integrar no seu espaço os grupos sociais historicamente excluídos, como os educandos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a formação profissional oferecida aos professores, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados no Ensino Fundamental I de uma Escola Estadual, localizada no município de Campina Grande-PB. Para tanto, buscou-se apresentar o percurso histórico do conceito de deficiência relatando os avanços e limitações apresentados, assim como discorrer sobre a prática das escolas inclusivas e a atuação dos docentes, delineando alguns caminhos na efetivação de uma educação pautada pelos princípios inclusivos. Assim sendo, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa e, como instrumento metodológico, uma entrevista semi-estruturada tendo como participantes cinco professoras da referida escola pública. A presente pesquisa foi realizada no mês de novembro e nas duas primeiras semanas de dezembro de 2013. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin, indicando, nos seus resultados, a presença de uma visão estereotipada do aluno com deficiência, repleta de noções de incapacidade e empecilho, assim como uma exigência de maior qualidade da capacitação profissional oferecida, capaz de atender as demandas da sala de aula associando o processo formativo com uma ampliação do fenômeno da inclusão e reconhecendo a importância e a complexidade dos diversos fatores que atravessam a prática escolar inclusiva. Nesse sentido, pode-se perceber a necessidade de uma reflexão sobre a prática profissional do professor, a qual deve pautar-se em uma visão ampla, abarcando o aluno, a escola e a comunidade em que estão inseridos.
Descrição: Santos, L. A. dos. A formação do professor na educação inclusiva: a percepção de docentes de uma escola regular. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7896
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luizete Alves dos Santos.pdfLuizete Alves dos Santos1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.