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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7897
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Rita de Cássia Rangel | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:38:56Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:38:56Z | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7897 | - |
dc.description | Alves, R. de C. R. Aquisição da leitura e escrita: reflexões sobre a prática na visão sóciointeracionista. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal enfatizar a concepção sóciointeracionista da aprendizagem para o processo de aquisição da leitura e da escrita, além de ser resultado de uma pesquisa de ordem qualitativa e bibliográfica baseada no desenvolvimento das relações de ensino e aprendizagem da leitura e escrita com turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Particular de Campina Grande PB. Além dos aspectos descritivos, houve uma busca por referenciais teóricos que puderam fundamentar e orientar a pesquisa, com autores que possuem suas obras voltadas para a área de estudo trabalhada, partimos primeiramente para um levantamento histórico da aquisição da leitura e da escrita na humanidade e no Brasil com estudiosos a exemplo de Cagliari (2009), Azevedo(2007), Kilian e Cardoso (2012), seguimos com as teorias voltadas à aquisição da língua por parte das crianças contando com autores como Melo (1999), Leffa (1996), Martelotta (2009),entre outros e por fim fizemos um enfoque nas nossas práticas de ensino da língua escrita na visão sóciointeracionista fazendo uma relação recíproca entre práxis e teorias partindo de Rangel (2005), Silva (2000), Coelho (2000) e Cunha (2012). Afirmamos partindo dos referenciais abordados aliados à prática, que as crianças aprendem a ler e escrever efetivamente através não apenas de suas capacidades físicas e maturacionais cognitivas, mas que a qualidade de suas interações sociais é capaz de estimular seu conhecimento, sendo necessária uma intervenção por parte da escola e do professor para que a aprendizagem seja realmente significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria das Graças Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Concepção Sóciointeracionista | pt_BR |
dc.title | Aquisição da leitura e escrita: reflexões sobre a prática na visão sóciointeracionista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Rita de Cássia Rangel Alves.pdf | Rita de Cássia Rangel Alves | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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