Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7901
Título: A monitoria e a profissionalização docente do aluno-monitor: um relato de experiência no componente curricular Currículo
Autor(es): Oliveira, Geane Apolinário
Palavras-chave: Programa de Monitoria
Formação Docente Inicial
Pesquisa Científica
Ensino Superior
Resumo: Este trabalho monográfico é o resultado de uma pesquisa-ação, através da observação participante, realizada a partir da experiência de monitoria durante dois semestres letivos, 2013.2 a 2014.1, no Componente Curricular Currículo, do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Esta experiência possibilita a interação com a professora orientadora e com os alunos em sala de aula, promovendo assim a construção do conhecimento e uma visão crítica sobre o ensino universitário, por este motivo, a pesquisa-ação foi selecionada como modelo de investigação científica. O programa de monitoria está regulamentado pela RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/020/2007, sendo os objetivos deste programa: estimular, no discente, o interesse pelo magistério em nível superior, e também promover a colaboração entre os corpos docentes e discentes para o avanço da qualidade no processo de ensino na própria Instituição. Para a fundamentação teórica, destacamos os conceitos e argumentos de: formação tecnicista (DOLL, 2002), formação docente reflexiva (SCHÖN, 2000; ARROYO, 2000), formação docente inicial e continuada (TARDIF, 2010), a sala de aula como espaço de investigação (DEMO, 2007), a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1994; GHEDIN, 2008). Ao longo deste trabalho, serão especificadas as atividades exercidas durante o programa de monitoria, de forma supervisionada, através da socialização do conhecimento com a professora orientadora e com os alunos em sala de aula, observação e participação nas aulas, leituras de textos diversificados, confecção de materiais didáticos de forma supervisionada, dentre outros, e também a análise sobre as possíveis contribuições deste programa para a formação acadêmica do aluno-monitor e para os alunos monitorados, através da aplicação de questionário por e-mail e entrevista realizada com duas monitoras que nos antecederam, bem como a aplicação de questionários para as turmas. No entanto, a presente pesquisa tem por finalidade contribuir para uma análise e reflexão crítica sobre o referido programa, a qual se constitui em uma oportunidade para a formação inicial e a profissionalização docente em nível superior,e também a ampliação do conhecimento relacionado ao ensino superior, sobretudo, sobre a formação de professores, através da pesquisa universitária realizada em sala de aula enquanto monitora, a qual possibilitou o desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre a responsabilidade imposta de ser um professor universitário reflexivo e investigador de sua prática em sala de aula, e a necessidade de uma formação inicial e continuada a fim de promover uma educação de qualidade.
Descrição: Oliveira, G. A. A monitoria e a profissionalização docente do aluno-monitor: um relato de experiência no componente curricular Currículo. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7901
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geane Apolinário Oliveira.pdfGeane Apolinário Oliveira1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.