Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7904
Título: O desenvolvimento sócioafetivo de crianças no berçário
Autor(es): Silva, Marizélia de Araújo
Palavras-chave: Socialização
Afetividade
Criança
Resumo: O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento sócio afetivo de crianças de berçário de uma creche filantrópica da cidade de Campina Grande-PB. Essa pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no estágio supervisionado do curso de pedagogia–UEPB com crianças de 0 à 6 anos.Durante as observações na referida creche verificou-se a falta de profissionais com formação adequada para cuidar e educar ás crianças, de acordo com as necessidades próprias da etapa evolutiva em que se encontram, limitando-se a cuidados diários sem intervenção pedagógica adequada, bem como a falta de carinho, respeito, solidariedade e atenção.Entendendo que o afeto e a interação social fazem parte da natureza humana, pois são emoções e sentimentos positivos ou negativos que norteiam nossas decisões, bem como as relações interpessoais, sendo importante para uma convivência saudável e harmoniosa entre as crianças e cuidadores.Sendo assim, ressaltamos a importância da creche como espaço de interação social e afetiva, que deve propiciar atividades diversas que favoreçam a boa convivência, o respeito às regras, as relações afetivas com colegas e professores. Neste sentido, questionamos: Como ocorrem as relações sócioafetiva das crianças na creche estudada?Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com uma turma de crianças do berçário de uma creche da cidade de Campina Grande-PB. A fundamentação teórica teve como base os seguintes autores: Coll (2004), Cória-Sabini (2003) Feldman (2007), Papalia (2006), Myers (1999). Em suma, assinalamos a necessidade de profissionais que conheçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, podendo assim, entender melhor como intervir nesse processo de transformação e autoconhecimento em que elas se encontram,contribuindo para uma educação mais humanizada.
Descrição: Silva, M. de A. O desenvolvimento sócioafetivo de crianças no berçário. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7904
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marizélia de Araújo Silva.pdfMarizélia de Araújo Silva657.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.