Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7912
Título: Martín Fierro y Lampião: congéneres, bajo perspectivas específicas
Autor(es): Ribeiro, Leandra de Farias
Palavras-chave: Literatura Comparada
Poema
Cangaço Brasileiro
Resumo: Muito se tem discutido sobre a importância de personagens históricos advindos ou não da literatura em que as análises convergeme divergemante a perspectiva de cada investigador. O presente estudo elucida uma abordagem inovadora entre o personagem Martín Fierro, do poeta argentino José Hernández, e o personagem do nordeste brasileiro Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, ambos considerados ícones em seus respectivos países. O objetivo deste estudo é expor pontos de semelhança entre dois indivíduos que são aparentemente diferentes no entanto levam consigo histórias de vida, experiência y comportamento tão similar que provavelmente sejam vistos de maneira como nunca antes forammostrados. A investigação se dá a partir das fontes de Bismarck Martins de Oliviera y José Hernández, em que estudos e análises de Ricardo García Blaya, Alexandre Silva, Claudio Guillen, Tania Franco Carvalhal, juntamente com entrevistas de Dr. Octacílio Macêdo bem como opiniões de outros famosos periodistas deram umenriquecimentomaior ao estudo.Está organizado em seis partes e em algumas das muitas investigações feitas para realização deste estudo foram apreciados temas em que inicialmente é abordada a Literatura Comparada seguida da Literatura gauchesca, elgaucho Martin Fierro, sociedaddelcangaço, elhombrellamado Lampião, Martín Fierro y Lampião: congéneres.Desta maneira, pode-se concluir que em pequenos detalhes se percebe grandes semelhanças tendo em vista todos os aspectos observados. Portanto, a autenticidade das figuras não se desvirtuam quando comparados um ao outro e a aprendizagem se constrói quando analisa-se pontos de vista que ainda não foram percebidos.
Descrição: Ribeiro, L. de F. Martín Fierro y Lampião: congéneres, bajo perspectivas específicas. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7912
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandra de Farias Ribeiro .pdfLeandra de Farias Ribeiro330.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.