Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7921
Título: Evasão escolar no Programa Brasil Alfabetizado: um estudo no município de Juazeirinho - PB
Autor(es): Mariano, Ivanildo Pereira
Palavras-chave: Evasão Escolar
Alfabetização
Programa Brasil Alfabetizado
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre evasão escolar no Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Juazerinho-PB. Dessa forma, o referido estudo tem como objetivo principal investigar as principais causas que levam os alfabetizandos ao abandono escolar, como também, analisar e compreender a realidade socioeconômica de cada educando participante desta investigação. A pesquisa foi de cunho qualitativo. Utilizei como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada com sete alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado do referido município. A etapa de campo foi realizada no mês de novembro de 2014. Os resultados indicaram que a necessidade de trabalhar, a desmotivação quanto ao Programa Brasil Alfabetizado e os problemas de saúde são os principais fatores que levaram os entrevistados a abandonar o programa. Diante desse contexto, concluo que se necessita um aprimoramento na formação inicial e continua dos alfabetizadores, para que eles possam corresponder adequadamente às necessidades educacionais dos alfabetizandos, assim como a utilização de materiais pedagógicos adaptados à realidade dos aprendizes.
Descrição: Mariano, I. P. Evasão escolar no Programa Brasil Alfabetizado: um estudo no município de Juazeirinho - PB. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7921
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanildo Pereira Mariano.pdf734.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.