Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7937
Título: Das histórias do sobrado aos trajetos da memória: territórios e saberes de Belém do Brejo do Cruz (1961 - 1990)
Autor(es): Medeiros, Mayare Rayane Batista de
Palavras-chave: Belém do Brejo do Cruz - PB
Historiografia
Memória
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o contexto histórico de construção de Belém do Brejo do Cruz-PB, enfatizando a memória e história da cidade no período compreendido entre 1961 e 1990. Nessa perspectiva, buscamos perceber a trajetória desta cidade, desde o momento de sua origem, como sítio Belém, até quando ganha o estatuto de cidade. A abordagem da temática flui em torno das discussões sobre cidades, trazendo-as como um dos meios fundamentais pelos quais podemos conhecer os modos de vida de uma dada população. Buscamos compreender e conhecer as diferentes facetas que circundam a vida em comunidade, como se dão as relações entre seus habitantes e como eles atuam na conservação das histórias referentes à sua localidade, sendo estes os principais meios pelos quais é possibilitado o conhecimento dos fatos principais de sua fundação. Esses sujeitos atuam, assim, como os guardiões da memória de um povo, uma referência no desvendar dos mistérios que cercam as histórias de sua origem até o momento atual. Trabalhamos a partir da perspectiva teórica de História Cultural, com Michel de Certeau (1995); conceitos de memória, com Jaques Le Goff (1990), como também conceitos de cidade, com Sandra Jatahy Pesavento (2007). A abordagem metodológica da pesquisa está centrada nos estudos sobre história oral, a partir do trabalho desenvolvido por Michael Pollak (1992). Como fontes de pesquisa,utilizamos documentos oficiais, fotografias e relatos orais de memória de moradores da cidade.
Descrição: Medeiros, M. R. B. de. Das histórias do sobrado aos trajetos da memória: territórios e saberes de Belém do Brejo do Cruz (1961 - 1990). 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7937
Aparece nas coleções:29 - TCC
29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayare Rayane Batista de Medeiros.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.