Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7950
Título: Histórias em quadrinhos: resultado de uma oficina pedagógica de leitura e escrita nos anos iniciais
Autor(es): Cesáreo, Carla Priscila Gonçalves
Palavras-chave: História em Quadrinho
Leitura e Escrita
Prática Pedagógica
Data do documento: 9-Fev-2015
Resumo: Esse artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos no contexto dos anos iniciais. Como objetivos específicos, buscamosperceber, através dos quadrinhos, como é possível discutir as práticas de leitura e escrita nos anos iniciais e apresentar os quadrinhos como suporte educativo e que contribuem com as práticas de leitura e para a formação desses leitores. Trata-se de uma pesquisa em caráterbibliográficoe também de ação.Para tanto, postulados teóricos como Rangel (2009) focalizando no diálogo do texto com o leitor, Luyten (2011) tratandosobre a importância da comunicação entre os alunos e Vergueiro, In: Rama (2009/2010), que nos traz as concepções das histórias em quadrinhos dentro e fora de sala de aula, dentre outros teóricos significativos, nos propiciaram suporte no desenvolvimento da oficina de HQ´s.A aplicação desta oficina se deu junto ao projeto de extensão Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação localizada na Av. Severino Bezerra Cabral S/N,bairro Catolé,durante o ano letivo de 2012, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivamos contribuir para a prática da leitura e escrita no cotidiano das crianças contempladas pelo projeto e interligá-las a essas técnicas considerandoas contribuições advindas da professora da turma e sua experiência docente. Desta forma, a partir das intervenções realizadas apoiando-se em procedimentos tais como:observação da turma, aplicação de questionários, planejamento e aplicação de oficinas, percebemos que o contato com as HQ’S contribuíram para a melhor formação dos alunos, pois a tirinha trabalhada proporcionou-lhes maior gosto pela leitura e escrita e despertou-lhes o senso crítico.Os procedimentos desenvolvidos promoveram nas crianças uma maior interação e familiaridade com a leitura e a escrita. Assim, tais práticas devem ser continuadas pela comunidade escolar e também por toda a sociedade, haja vista que as práticas de leitura e escrita devem se dar além dos muros das instituições escolares.
Descrição: Cesáreo, C. P. G. Histórias em quadrinhos: resultado de uma oficina pedagógica de leitura e escrita nos anos iniciais. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7950
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carla Priscila Gonçalves Cesáreo.pdf757.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.