Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7951
Título: A inserção das pessoas com deficiência visual no ensino superior: percepções de professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Pontes, Eliane Pereira
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Especial
Ensino Superior
Prática Docente
Data do documento: 15-Set-2014
Resumo: A legislação brasileira assegura a todos os cidadãos indistintamente o direito à educação. Os estudantes com deficiência visual, público alvo da presente pesquisa vem alcançando níveis cada vez mais elevados de ensino, todavia, neste percurso se deparam com inúmeras e significativas barreiras, entre as quais destacamos a falta de formação docente, como também as dificuldades no processo avaliativo destes estudantes. Esse contexto excludente motivou a realização da presente pesquisa cujo objetivo é identificar olhares e práticas docentes adotadas em diversas disciplinas do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o que faremos à luz do referencial teórico que trata da educação inclusiva, somado ao aporte metodológico oferecido pela abordagem qualitativa. O lócus no qual se deu a realização da presente pesquisa foi o Centro de Educação – CEDUC, em particular o curso de pedagogia da referida universidade. Para constituir a amostra recorremos a 4 (quatro) professores do departamento acima mencionado, os quais atuam em distintas áreas de conhecimento, a saber: educação e diversidade; sociologia, psicologia e didática. Como instrumento para coleta de dados utilizamos, entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas junto aos quatro sujeitos da pesquisa. Iniciamos o estudo trazendo a contextualização histórica da educação das pessoas com deficiência, bem como as principais ferramentas de aprendizagem de estudantes com deficiência visual, público alvo da presente pesquisa. Posteriormente traçamos um breve histórico do ensino superior no Brasil, enfatizando a participação das pessoas com deficiência. A seguir explicitamos o percurso metodológico e apresentamos os dados coletados na presente pesquisa, os quais serão analisados com base no referencial teórico adotado para o estudo. Por fim apresentamos nossas impressões e conclusões acerca do estudo, destacando sua relevância e possíveis contribuições, seja para a universidade, seja para os estudantes com deficiência ou outros segmentos envolvidos com a temática.
Descrição: Pontes, E. P. A inserção das pessoas com deficiência visual no ensino superior: percepções de professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7951
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Pereira Pontes.pdf754.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.