Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7959
Título: A criança autista na educação infantil: desafios e possibilidades na educação inclusiva
Autor(es): Uchôa, Yasmim Figueiredo
Palavras-chave: Educação Especial
Autismo
Educação Infantil
Educação Inclusiva
Data do documento: 29-Abr-2015
Resumo: O autismo ultimamente vem sendo um foco de pesquisa central, principalmente quando inserido em um ambiente escolar. Esse trabalho tem como objetivo compreender a inclusão escolar, no ensino regular, de um aluno autista na ótica de educadores da educação infantil. A presente pesquisa foi de cunho qualitativo e utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada, com quatro professoras da educação infantil da rede particular localizada em Campina Grande-PB. As entrevistas foram aplicadas em setembro de 2014. Analisamos as informações coletadas e percebemos que as crianças autistas estão cada vez mais inseridas na escola regular, por sua vez destacamos que os professores ainda não estão tão preparados para lidar com as situações presentes ao incluir o aluno, ainda sentem dificuldades, apesar de buscarem atividades pedagógicas para garantir uma aula que desenvolva habilidades nas referidas. Em face do exposto, concluímos que ainda falta muito para se implantar a inclusão dos alunos autista na rede regular, são necessários professores com formação profissional adequada e especializada, para assim desenvolver nas crianças uma aprendizagem que ainda não foi alcançada, deste modo o papel do professor é procurar promover a interação do aluno autista com os colegas e com todo contexto escolar, transformando suas necessidades em igualdade.
Descrição: Uchôa, Y. F. A criança autista na educação infantil: desafios e possibilidades na educação inclusiva. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7959
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmim Figueiredo Uchôa.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.