Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7960
Título: O livro didático de História do quarto ano do ensino fundamental I: análise da presença negra
Autor(es): Paulino, Samira Muana de Souza
Palavras-chave: Livro Didático
Ensino Fundamental
Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira
Lei 10.639/2003
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral analisar como o livro didático trata sobre o povo negro, especificamente, verificar como o livro didático aborda a figura dos povos africanos e afro-brasileiros e identificar se o livro didático está adaptado às exigências feitas pela Lei n. 10.639/2003, que rege a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições educacionais brasileiras. Utilizamos como referencial teórico os documentos oficiais Paramentos Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e autores como Benjamin (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com o estudo de dois livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A escolha dos mesmos foi aleatória e a análise dos conteúdos nos possibilitou a constatação de que tivemos um avanço no tocante à valorização da figura do negro, pois apesar dos livros tratarem de forma superficial os conteúdos alusivos a África, a vida dos negros antes da escravização, no longo do período escravocrata e após a abolição os mesmos apresentam indícios de mudança para se adequarem as exigências feitas pela Lei n. 10.639/2003. Apesar de passados alguns anos da sanção da Lei n. 10.639/2003, ainda há muito a desenvolver no tocante à legítima inclusão da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na história do Brasil. Isto porque ainda persiste em nosso país um imaginário étnico-racial que privilegia e valoriza principalmente as raízes europeias em detrimento das outras matrizes. Ademais, o livro didático ainda está no caminho das adaptações exigidas pela Lei. Assim, a partir do momento em que nossas três matrizes culturais tiverem suas influências estudadas de forma igualitária, estaremos dando um passo importante contra o preconceito, a discriminação cultural e a alienação histórica do nosso país.
Descrição: Paulino, S. M. de S. O livro didático de História do quarto ano do ensino fundamental I: análise da presença negra. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7960
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samira Muana de Souza Paulino.pdf708.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.