Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7961
Título: Crianças com Síndrome de Down: inclusão X aprendizagem
Autor(es): Chaves, Emanuella Barbosa
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Inclusão Social
Síndrome de Down
Educação Infantil
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Crianças com Síndrome de Down: inclusão x aprendizagem” tem como objetivo relatar como se desenvolve a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, em uma sala de aula de uma escola da rede regular de ensino, sob a forma de inclusão. Evidentemente, incluído no objetivo estão às causas intrínsecas e extrínsecas a escola, por exemplo, o tempo em que elas permanecem na escola e como se relacionam com os pais. No encalce desse objetivo caminhamos com a pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, tendo como referencial Trivinos, 2008 e Thiollent, 1986. Para melhor desenvolvermos a nossa pesquisa buscamos nos fundamentar em estudiosos no assunto como, Gomes, (2007), Honora, et al. (2012), Lizarazu, (2003) Montoan (2003) e os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2002), entre outros, os quais nos fizeram compreender que nós professores, podemos estimular as crianças, embora com necessidades especiais a se posicionar-se como um ser atuante e como sujeito no processo ensino aprendizagem. O nosso interesse pela temática surgiu a partir da nossa experiência como professora, onde, em uma sala de aula de ensino regular encontram-se presentes duas crianças com Síndrome de Down, as quais nos possibilitou aprofundarmos em conhecimentos, para aprender a conhecer e saber lidar com as suas dificuldades, assim como, a interação com os colegas. Para tanto, durante todo o processo, procuramos refletir sobre as nossas ações pedagógicas sobre as áreas de conhecimentos trabalhadas, relativas ao nível de ensino, no sentido de dar à devida atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento de aprendizagem e situações de interação significativas a inclusão das mesmas. Essas reflexões nos possibilitou, como educadora, observar que inclusão e aprendizagem não só podem como devem caminhar juntas, jamais separadas.
Descrição: Chaves, E. B. Crianças com Síndrome de Down: inclusão X aprendizagem. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7961
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Barbosa Chaves.pdf930.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.