Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8037
Título: Estudo sobre redes de cooperação no arranjo produtivo local de colchões de Campina Grande - PB
Autor(es): Vieira, Rafael Ramos
Palavras-chave: Arranjo produtivo Local
Cooperação
Colchões
Associação
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: O novo cenário do mercado exige um maior grau de competitividade das organizações. Neste contexto a realização de associações de empresas como vantagem,para que se consiga uma posição de destaque no mercado, assim surge o arranjo produtivo local (APL). Este artigo tem como objetivo identificar as redes de cooperação no APL de Colchões na cidade de Campina Grande-PB. O estudo foi estruturado com a metodologia de competitividade de Coutinho e Ferraz (1994), que analisa os fatores sistêmicos, estruturais e empresariais. A pesquisa pode ser caracterizada por estudo de caso, de empresas do segmento de colchoaria. As informações foram obtidas através de pesquisa bibliográfica e de questionário semi estruturado realizada com empresário do setor. Como conclusão, observa-se a necessidade da formalização do APL para fomentar o setor de produção de colchões e estabelecer uma liderança e organização associativa para possibilitar as mudanças necessárias para o crescimento da atividade na cidade de Campina Grande-PB.
Descrição: VIEIRA, R. R. Estudo sobre redes de cooperação no arranjo produtivo local de colchões de Campina Grande - PB. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8037
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Ramos Vieira.pdfRafael Ramos Vieira1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.