Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8048
Título: A respectiva ética dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Barbosa, Géssica Danyelle
Palavras-chave: Contabilidade
Ética contábil
Profissional contábil
Contador
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O Código de Ética do Profissional Contábil é de grande importância tanto para a classe quanto para a sociedade que se utiliza dos serviços prestados por estes profissionais, uma vez que o mesmo tem a finalidade de mostrar os deveres, proibições e penalidades cabíveis, orientando da melhor forma a conduta profissional. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo central realizar um estudo sobre a ética profissional contábil utilizando-se da ótica dos alunos cursando Ciências Contábeis na Universidade Estadual da Paraíba. E como objetivos específicos: (i) contextualizar o cenário da contabilidade; (ii) comparar a definição de Ética e Legislação; (iii) analisar os dados obtidos com a pesquisa através de gráficos. Para tanto, foi feita a fundamentação teórica que contempla a conceituação da contabilidade, abordando inclusive a legislação que diz respeito à ética. Justificando esta pesquisa através da perspectiva de conhecer como os profissionais partem para o mercado e podendo inclusive embasar futuros estudiosos sobre a área com os dados apresentados. A metodologia utilizada quanto aos objetivos é descritiva e quanto à abordagem é de caráter quantitativo e qualitativo, com porte teórico documental e de autores relacionados à área. Após análise dos dados obtidos, verificou-se que a maioria dos estudantes tem plena consciência sobre a importância de cumprir a conduta ética em seu âmbito profissional, mesmo sabendo que sua profissão não recebe tanto reconhecimento no cenário brasileiro.
Descrição: BARBOSA, G. D. A respectiva ética dos alunos do curso de ciências contábeis da universidade estadual da Paraíba. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8048
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Géssica Danyelle Barbosa.pdf658.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.