Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8065
Título: Descrição da desertificação do solo no bairro Petrópolis, Município de Pombal-PB
Autor(es): Silva Neto, Tomaz Ferreira da
Palavras-chave: Semiárido
Desertificação
Biodiversidade
Degradação
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O Semiárido brasileiro é constituído por um aglomerado de unidades de produção com características bastante variáveis no que diz respeito a solo, relevo, vegetação, clima, potencial hídrico disponível, sistemas agrários e de produção. Neste artigo a seguir traz consigo um processo ao qual está ganhando destaque nos últimos anos, apesar de já ser um pouco tempo atrás discutido. O processo de desertificação presente em toda parte do planeta atinge hoje milhões de pessoas, é que em locais onde o clima é seco o processo se trona mais comum. Buscando aportar uma parcela de conhecimento sobre as áreas que se encontra em processo de desertificação no Nordeste Semiárido o município de Pombal localizado no Estado da Paraíba também sofre com esse processo. Vale salientar que o processo de degradação do solo e o não-planejado uso das terras incrementa o processo de degradação da cobertura vegetal, cujos desmatamentos aceleram a erosão e assoreamento dos rios e reservatórios, aumentando a amplitude dos desastres relacionados às secas periódicas e cheias atípicas no semiárido nordestino. Este cenário acelera o processo de degradação ambiental e posteriormente a desertificação existente na região, eleva as vulnerabilidades da população que depende de um solo produtivo para o desenvolvimento agropecuário. Nesse contexto podemos afirmar que a desertificação não só afeta a produtividade, mas direta ou indiretamente compromete a sustentabilidade socioeconômica e ambiental para o semiárido. Portanto, a desertificação pode ser vista como um dos resultados da pressão excessiva sobre os recursos naturais, e envolve componentes temporais, espaciais e a biodiversidade.
Descrição: SILVA NETO, T. F.da. Descrição da desertificação do solo no bairro Petrópolis, Município de Pombal-PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8065
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tomaz Ferreira da Silva Neto.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.