Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8105
Título: Produção da videira Isabel (Vitis Labrusca L.) em função da aplicação de biofertilizantes líquidos
Autor(es): Almeida, Jéssica de Oliveira
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Uva
Agroecologia
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: A videira (Vitis sp.) é uma frutífera cultivada em uma extensa área em todo Brasil, sendo produzida em diversas condições climáticas. Objetivou-se estudar os efeitos de cinco tipos e oito doses de biofertilizantes na produção da videira Isabel (4ª poda). O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Humanas e Agrárias, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus – IV, em Catolé do Rocha – PB. O delineamento experimental adotado na pesquisa foi o de blocos casualizados, com 40 tratamentos, no esquema fatorial 5x8, com quatro repetições, totalizando 160 plantas experimentais. O solo da área experimental é classificado como Neossolo Flúvico, com textura arenosa. Os biofertilizantes foram produzidos de forma anaeróbia em recipientes plásticos com tampa, com capacidade individual para 240 litros. A produção foi considerada através do número de cachos por planta, número de bagas por cacho, número de bagas por planta, peso do cacho, peso de cachos por planta e o peso da baga. Os resultados da pesquisa mostraram que o incremento das doses dos biofertilizantes B1, B3, B4 e B5 proporcionaram aumentos lineares do número de cachos por planta, com superioridade de B3 em relação aos demais. O incremento da dose do biofertilizante B2 até um limite ótimo proporcionou um peso máximo de cachos por planta, havendo reduções a partir daí. Os aumentos das doses dos biofertilizantes B2, B4 e B5 até limites ótimos proporcionaram valores máximos do peso do cacho, havendo reduções a partir desses limites. Os aumentos das doses dos biofertilizantes B1, B2, B3, B4 e B5, até limites ótimos proporcionaram valores máximos do peso da baga, havendo reduções a partir daí; Houve uma tendência de aumento do peso da baga quando foram utilizados os biofertilizantes mais enriquecidos, mais notadamente em B4 e B5. O desdobramento da interação dose versus tipo de biofertilizante revelou efeitos significativos no número de bagas por cacho, número de cachos por planta, peso de cachos por planta, peso do cacho e peso da baga, até limites ótimos.
Descrição: ALMEIDA, J. O. Produção da videira Isabel (Vitis Labrusca L.) em função da aplicação de biofertilizantes líquidos. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8105
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Oliveira Almeida.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.