Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8127
Título: Estudo do aproveitamento da polpa e das cascas do abacaxi (Ananas comusus L.) para obtenção do álcool etílico
Autor(es): Sales, Acácio Macedo
Palavras-chave: Abacaxi
Biocombustível
Fermentação
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: O abacaxizeiro possui um fruto com alta qualidade organoléptica e mineral, de áreas tropicais, ele apresenta sabor característico, sendo intitulado “rei das frutas”. A utilização do abacaxi (Ananas comosus L.) em fermentação, especificamente a polpa e as cascas, surgiu como uma alternativa ao aproveitamento de uma cultura bem produtiva no estado da Paraíba, rica em açucares fermentáveis. Este trabalho avaliou o potencial fermentativo da polpa comparada com os resíduos, cascas, eliminadas no processamento do abacaxi, como também a sua viabilidade produtora na Paraíba. Num âmbito em que o petróleo é uma fonte esgotável, temos o álcool, oriundo da fermentação, como um excelente bicombustível, e a proposta do abacaxi se adéqua por reaproveitar parte de seus resíduos. Foi feita a avaliação físico-química do fruto para a realização da fermentação, determinando-se o pH, teor de sólidos solúveis, a biomassa e teor alcoólico, tomando como fermentador a levedura Saccharomyces cerevisiae. Ao termino deste estudo verificou-se a significância do abacaxi na obtenção do álcool etílico, a polpa apresentou teor alcoólico superior ao das cascas, mesmo assim essa apresentou valor considerável, tendo um rendimento regular ajustado pela levedura.
Descrição: SALES, A. M. Estudo de aproveitamento da polpa e das cascas do abacaxi (Ananas comusus L.) para obtenção do álcool etílico. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8127
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Acácio Macedo Sales.pdfPDF - Acácio Macedo Sales1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.