Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8129
Título: Estudo das metodologias utilizadas no ensino de Biologia nas escolas públicas de ensino médio da zona leste, Campina Grande-PB
Autor(es): Brito, Maria de Jesus Farias
Palavras-chave: Recursos didáticos
Formação continuada
Processo didático
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar as metodologias mais utilizadas no ensino de biologia, e para atingir tal finalidade duas escolas do ensino médio localizadas na zona leste da cidade de Campina Grande – PB serviram como parâmetro. Sabemos que o ensino de tal matéria nas escolas públicas é bastante questionado, já que além da falta de recursos didáticos existe ainda a má formação dos professores, que possuem deficiências no que diz respeito, por exemplo: a interação, mudança, influência construtivista, controle e produtividade. Participaram da realização deste trabalho um total de 90 alunos e cinco dos seus respectivos professores. É notória a grande deficiência na área, principalmente no que concerne ao ensino prático da matéria nessas escolas, evidenciado pelo fato de que as aulas expositivas e dialogadas são mais frequentes e que apesar de possuírem laboratórios, as escolas poucas vezes fazem uso desses espaços para lecionar as aulas teóricos práticas. Os professores, por sua vez, mencionam que as principais dificuldades que enfrentam é a má educação familiar dos alunos, a falta de interação com o cotidiano assim como as dificuldades de recursos necessários para o bom cumprimento do trabalho nas escolas, as escolas até possuem os recursos, porém estes as vezes são ineficazmente utilizados. Fica, entretanto, evidente de que há necessidade de formação continuada dos professores e de um melhor planejamento do processo didático de modo que os recursos oferecidos,sejam utilizados adequadamente com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse pela matéria e maior interação da turma de um modo em geral.
Descrição: BRITO, M. de J. F. Estudo das metodologias utilizadas no ensino de Biologia nas escolas públicas de ensino médio da zona leste, Campina Grande-PB. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8129
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Jesus Farias Brito.pdfPDF - Maria de Jesus Farias Brito475.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.