Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8152
Título: Avaliação do catalisador MoO3-NiO/Al-MCM-41 na reação de craqueamento termocatalítico do óleo de soja
Autor(es): Silva, Fabiana Medeiros do Nascimento
Palavras-chave: Catalisador
Combustíveis líquidos
Craqueamento termocatalítico
Peneira molecular mesoporosa
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Aspectos econômicos, sociais e ambientais têm vindo a impulsionar vários estudos, a fim de obter fontes alternativas e renováveis de combustíveis líquidos que são "amigos do ambiente". Assim, os óleos vegetais surgem como alternativa e têm atraído o interesse de pesquisadores para a produção de hidrocarbonetos e produtos químicos pelo chamado craqueamento térmico e catalítico de óleos vegetais. Neste processo, o óleo vegetal é aquecido a temperaturas entre 300 e 500°C, na presença de um catalisador sólido. Um exemplo de catalisadores promissores são os materiais ácidos mesoporosos, devido a sua vasta aplicação como suportes para catalisadores sólidos em processos químicos industriais, despertando um maior interesse em muitos pesquisadores, impulsionando cada vez mais a pesquisa nesta área. A peneira molecular mesoporosa, Al-MCM-41 é um suporte para catalisador interessante por apresentar alta estabilidade térmica e hidrotérmica, alta área superficial, elevados diâmetros de poros o que fornece possibilidades para o preparo de catalisadores que possuam elevada capacidade de dispersão de metais NiMo em Al-MCM-41. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho da peneira molecular mesoporosa Al-MCM-41 impregnada com os óxidos MoO 3 /NiO na reação de craqueamento termocatalítico do óleo de soja. O catalisador foi sintetizado pelo método de impregnação via úmida em concentrações de 8% em massa de MoO e 2% em massa de NiO e foi caracterizado por Difração de raios X (DRX), Espectroscopia de Raios X por Energia Dispersiva (EDX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Os resultados obtidos a partir das caracterizações indicaram que a fase hexagonal da Al-MCM-41 foi obtida, após calcinação do material houve um aumento característico na ordenação hexagonal desse material. Ocorreu uma redução na ordenação da fase hexagonal após a impregnação dos óxidos MoO 3 e NiO, mantendo-se ainda sua fase hexagonal de peneira molecular mesoporosa. A partir do ensaio catalítico foi possível avaliar o catalisador AlMC1 como promissor para a reação de craqueamento termocatalítico, conforme as análises de FTIR e índice de acidez dos produtos obtidos.
Descrição: Silva, F. M. do N. Avaliação do catalisador MoO3-NiO/Al-MCM-41 na reação de craqueamento termocatalítico do óleo de soja. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8152
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Medeiros do Nascimento Silva.pdfPDF - Fabiana Medeiros do Nascimento Silva1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.