Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8187
Título: Avaliação de um jogo didático como recurso auxiliar no estudo da tabela periódica
Autor(es): Carvalho, Wildemar Stefânio Pereira
Palavras-chave: Ensino de Química
Jogo didático
Tabela Periódica
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: No ensino de química, a falta de motivação é um dos fatores principais que acarretam o fracasso dos alunos no âmbito desta ciência. No que se referem ao estudo da Tabela Periódica muitas pesquisas revelam que por ser um conteúdo abstrato, os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem, já que em muitos casos a metodologia adotada pelo professor se baseia na memorização de símbolos, nomes e propriedades de forma descontextualizada. Nesse sentido, a utilização de recursos didáticos pedagógicos, a exemplo de um jogo didático, poderá contribuir para auxiliar o processo de construção do conhecimento no estudo da tabela periódica minimizando tais dificuldades, já que muitas pesquisas apontam que este recurso se constitui como uma ferramenta potencializadora capaz de contribuir para gerar uma aprendizagem significativa. Portanto, este trabalho tem por objetivo de desenvolver e avaliar um jogo didático para auxiliar o estudo da tabela periódica com alunos do 2º ano de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. O Quiuno é um jogo de baralho e foi desenvolvido baseado no jogo UNO. Este jogo compõe-se de 32 elementos químicos, que apresentam os conceitos de tabela periódica numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, trazendo suas aplicações, ocorrência, propriedades químicas e físicas. O tipo de abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi de natureza qualitativa em uma perspectiva participativa observacional. O público alvo foram 25 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio do Município de Campina Grande-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários baseados na escala de Likert. Os resultados obtidos nos questionários prévios revelam que os professores da escola adotam métodos de ensino baseados no modelo transmissão recepção em relação ao conteúdo de tabela periódica, o que tem contribuído para que os alunos não consigam identificar a importância do conteúdo e suas aplicações práticas em seu cotidiano. Grande parte dos professores ainda não utilizam os jogos didáticos em suas práticas pedagógicas, logo os alunos atribuíram pouca importância ao uso deste recurso, além das dificuldades de aprendizagem expressas nas respostas às questões conceituais aplicadas inicialmente com os alunos. Após a aplicação do jogo didático, pode-se perceber que houve uma evolução conceitual na aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação do questionário contendo as questões conceituais. Nesse sentido, o Quiuno pode ser utilizado como um recurso auxiliar no ensino da tabela periódica, colaborando para promover uma aprendizagem significativa de forma atraente e prazerosa.
Descrição: CARVALHO, W. S. P. Avaliação de um jogo didático como recurso auxiliar no estudo da tabela periódica. 2015. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8187
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wildemar Stefânio Pereira Carvalho.pdfPDF - Wildemar Stefânio Pereira Carvalho1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.