Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8217
Título: Números decimais
Autor(es): Silva, Flávio de Souza
Palavras-chave: Números decimais
Material didático
Aprendizagem matemática
Data do documento: 29-Mai-2015
Resumo: Com este trabalho procurou-se trabalhar com uma metodologia diferente com o objetivo de melhorar o aprendizado das operações básicas da matemática dos alunos do ensino fundamental através do material de Montessori. Inicialmente viu-se a parte histórica dos números, assim como formas de números escritas pelos antigos; visto que os mesmos são pouco apresentados em sala de aula. Apresentou se então o conteúdo utilizado neste trabalho,ou seja:“Números Decimais”;visto que os mesmos causam grandes dificuldades, uma vez que no início do aprendizado as dúvidas são retiradas muitas vezes insuficientes, devido metodologias básicas, fato este que tem implicações até na vida adulta dos alunos no seu lado profissional. Para auxiliar neste trabalho citou-se aqui uma perda bastante importante de conhecimento e que foi resgatada e reformada por Maria de Montessori através de sua inteligência; utilizando duas profissões contrarias a que ela se dispôs a trabalhar com seu material didático diferencial de ensino aprendizado essencialmente para crianças portadoras de necessidades especiais. Para levar este material para sala de aula procurou-se antes detectar as deficiências básicas, na época no estágio em sala de aula, de forma a serem observadas as maiores deficiências dos alunos. Através dos exercícios foram observadas as deficiências e concluiu-se que, com o material de Montessori que é um método básico e ótimo de trabalhar mostrando praticamente as classes das unidades: centenas, dezenas e outras formas. Fato este que fará com que o aluno venha a analisar, interpretar, formular e resolver problemas compreendendo a utilização deste conteúdo matemático através do seu cotidiano.
Descrição: SILVA, F. de S. Números decimais. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8217
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávio de Souza Silva.pdfPDF - Flávio de Souza Silva791.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.