Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8224
Título: Estudo comparativo da capacidade funcional de idosos praticantes e não praticantes de atividade física das cidades de Campina Grande e Queimadas-PB
Autor(es): Lima, Igor Marcell Barros
Palavras-chave: Saúde do idoso
Capacidade funcional
Exercícios físicos
Data do documento: 17-Mar-2015
Resumo: Com o envelhecimento, as pessoas tendem a diminuir sua capacidade funcional fazendo com que tenham mais dificuldade em realizar suas atividades da vida diária. Esse estudo tem como objetivo comparar a capacidade funcional de idosos praticantes de atividade física orientada com idosos não praticantes, com o intuito de identificar se apenas um dia de exercícios físico orientado por semana é suficiente para melhorar a capacidade funcional de idosos. Para isso, foi entregue a escala de auto percepção do desempenho em atividades da vida diária (Andreotti e Okuma, 1999) para 30 idosas separadas em dois grupos, o G1 composto por 15 idosas que praticam exercícios físicos regularmente de maneira orientada durante uma hora uma vez por semana e o G2 formado por idosas sedentárias. A média obtida pelo G1 foi de 137 pontos e o G2 teve uma média de 120,2 pontos. O resultado demonstrou que mesmo um dia na semana durante uma hora já melhora a capacidade funcional de idosos.
Descrição: LIMA, I. M. B. Estudo comparativo da capacidade funcional de idosos praticantes e não praticantes de atividade física das cidades de Campina Grande e Queimadas-PB. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8224
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Marcell Barros Lima.pdfPDF - Igor Marcell Barros Lima742.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.