Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8239
Título: | O uso da História da Astronomia no ensino de Geometria: A Primeira Lei de Kepler e a elipse |
Autor(es): | Lima, Douglas Pessoa |
Palavras-chave: | Ensino de Geometria Astronomia Cônicas Kepler, Johannes |
Data do documento: | 5-Mai-2015 |
Resumo: | O presente trabalho é uma revisão teórica, que tem como principal objetivo incentivar o uso da Astronomia como forma motivadora para o ensino das cônicas, mais especificamente o ensino da elipse. A primeira parte do trabalho traz a evolução histórica da concepção do homem quanto à estrutura do universo, do modelo geocêntrico ao heliocêntrico, fazendo uma análise observacional dos deslocamentos dos corpos celestes. Mostramos a contribuição de vários pensadores como: Aristóteles, Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Tycho Brahe e Johannes Kepler. Este último, Johannes Kepler chega à conclusão que dá suporte ao nosso estudo, a qual ficou conhecida como a sua primeira lei. Nela, ele considera que a órbita que os planetas descrevem em torno do Sol tem a forma de uma elipse, e não de um círculo, como acreditava se até a época. Baseado então na dedução de Kepler, na última parte do trabalho temos as equações modernas da elipse e suas respectivas demonstrações. |
Descrição: | LIMA, D. P. O uso da História da Astronomia no ensino de Geometria: A Primeira Lei de Kepler e a elipse. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8239 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Douglas Pessoa Lima.pdf | PDF - Douglas Pessoa Lima | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.