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Título: O uso da História da Astronomia no ensino de Geometria: A Primeira Lei de Kepler e a elipse
Autor(es): Lima, Douglas Pessoa
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Astronomia
Cônicas
Kepler, Johannes
Data do documento: 5-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho é uma revisão teórica, que tem como principal objetivo incentivar o uso da Astronomia como forma motivadora para o ensino das cônicas, mais especificamente o ensino da elipse. A primeira parte do trabalho traz a evolução histórica da concepção do homem quanto à estrutura do universo, do modelo geocêntrico ao heliocêntrico, fazendo uma análise observacional dos deslocamentos dos corpos celestes. Mostramos a contribuição de vários pensadores como: Aristóteles, Claudio Ptolomeu, Nicolau Copérnico, Tycho Brahe e Johannes Kepler. Este último, Johannes Kepler chega à conclusão que dá suporte ao nosso estudo, a qual ficou conhecida como a sua primeira lei. Nela, ele considera que a órbita que os planetas descrevem em torno do Sol tem a forma de uma elipse, e não de um círculo, como acreditava se até a época. Baseado então na dedução de Kepler, na última parte do trabalho temos as equações modernas da elipse e suas respectivas demonstrações.
Descrição: LIMA, D. P. O uso da História da Astronomia no ensino de Geometria: A Primeira Lei de Kepler e a elipse. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8239
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