Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8241
Título: Distribuição de Poisson
Autor(es): Barbosa, Janeide Alves
Palavras-chave: Distribuição de Poisson
Probabilidade
Distribuição binomial
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo desenvolver os principais aspectos da Distribuição de Probablidade de Poisson, introduzida por Siméon Denis Poisson em 1837 no livro intitulado: Recherches sur la probabilité de jugements en matière criminelle at en matière civile. A distribuição Poisson pode ser aplicada em diversas áreas, podendo ser usada também como uma aproximação para a variável aleatória binomial. Por fim, será utilizado um conjunto de dados do software R para verificar se tais dados se adequam ao modelo através do teste χ (lê-se quiquadrado). Para simulação de conjunto de dados, também utiliza-se o programa R. Na primeira aplicação observou-se que os dados não se adequaram ao modelo proposto, para os dados simulados confirma-se a teoria que a distribuição de Poisson se aproxima da distribuição binomial. Após a aplicação dos dados simulados verificou-se que a distribuição binomial se aproxima da Poisson como visto teoricamente. A partir dos resultados obtidos sobre o conjunto de dados do R, pode se observar que os mesmos não se ajustaram ao modelo proposto.
Descrição: BARBOSA, J. A. Distribuição de Poisson. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8241
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janeide Alves Barbosa.pdfPDF - Janeide Alves Barbosa733.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.