Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8242
Título: Tecnologia para obtenção de hidromel tipo doce
Autor(es): Oliveira Neto, Paulo Canuto de
Palavras-chave: Hidromel
Agricultura familiar
Tecnologia de alimentos
Bebida alcoólica
Data do documento: 2-Set-2013
Resumo: O hidromel é uma bebida alcoólica que resulta da fermentação do mel da abelha Apis melífera L. e pode ser classificado como doce, seco, licoroso e espumante, aspecto definido durante a sua fabricação. A produção de hidromel além de proporcionar um aumento na renda dos apicultores, possibilita a valorização da região produtora. No entanto, devido ao surgimento de outras bebidas e a falta de conhecimento técnico científico, produtores se depararam com inúmeros problemas relacionados, como por exemplo, a fermentação do mosto e a maturação do hidromel, que pode ir de alguns meses até anos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma tecnologia favorável para a produção de hidromel tipo doce. Os experimentos foram realizados no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA) da UEPB, em Campina Grande, PB. A matéria prima utilizada neste trabalho foi proveniente de uma unidade de produção de agricultura familiar da região semiárida paraibana localizada no município de São José do Bonfim, PB. Para o presente estudo foram preparados 7 experimentos seguindo um planejamento experimental 2 2 + 3 ponto centrais, os quais diferiram quanto ao teor de sólidos solúveis totais e ao pH. Deste estudo, foram obtidos como resultados, graduação alcoólica, pH, sólidos solúveis totais, acidez total, acidez fixa, acidez volátil e extrato seco. Após a obtenção da tecnologia e produção do hidromel, foi realizada uma análise sensorial e de intensão de compra.
Descrição: OLIVEIRA NETO, P. C. de. Tecnologia para obtenção de Hidromel tipo Doce. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8242
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Canuto de Oliveira Neto.pdfPDF - Paulo Canuto de Oliveira Neto1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.