Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8246
Título: Estudo do comportamento dos coliformes em biorreator de resíduos sólidos urbanos
Autor(es): Araújo Neto, Cláudio Luis de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Biorreator
Coliformes totais
Data do documento: 28-Jul-2014
Resumo: No Brasil, um dos maiores problemas ambientais é a destinação dada ao Resíduo Sólido Urbano (RSU). Os aterros sanitários são locais onde são depositados a maior parte destes resíduos, por apresentarem maior praticidade e custos mais baixos. Todavia, apenas a deposição dos resíduos não é a solução mais adequada para estes, pois sem tratamento adequado pode causar contaminação do solo, do ar e da água. Para otimizar o processo de instalação e operacionalização de um aterro sanitário é necessário estudar o comportamento dos resíduos, através de um monitoramento contínuo que possa associar os parâmetros monitorados a biodegradação, redução de volume, nível de patogenicidade, potencial energético, dentre outros. O objetivo deste trabalho é estudar o comportamento dos Coliformes totais e termotolerantes dos resíduos sólidos urbanos depositados em um biorreator e suas interações com outros parâmetros. O monitoramento ocorreu através de um biorreator que simula o comportamento de um aterro sanitário, onde se coletou amostras de resíduos para determinação das variáveis em estudo e realizou-se ensaios in situ. Os coliformes totais e termotolerantes se desenvolveram de maneira satisfatória, apresentando valores elevados quando comparados as outras tecnologias de tratamento que não necessitam da presença destes micro-organismos para otimização dos processos. Estes valores elevados podem ter ocorrido devido a alto percentual de matéria orgânica, como também um teor relativamente alto de têxteis sanitários. O pH e a temperatura não apresentaram uma correlação forte e nem formaram grupos de correlação com os Coliformes totais e termotolerantes, devido, provavelmente, ao desenvolvimento destas bactérias estarem associadas a diversos fatores, como umidade, teor de matéria orgânica e toxicidade.
Descrição: ARAÚJO NETO, C. L. de. Estudo do comportamento dos coliformes em biorreator de resíduos sólidos urbanos. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8246
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Luis de Araújo Neto.pdfPDF - Cláudio Luis de Araújo Neto1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.