Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8284
Título: Avaliação do sistema de gestão dos resíduos de serviços de saúde do Hospital Municipal de Esperança-PB
Autor(es): Rocha, Gigliolly Nogueira Gomes da
Palavras-chave: Gestão de resíduos
Resíduo hospitalar
Saúde pública
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: A geração de resíduos está interligada aos avanços alcançados pelos seres humanos. No mercado mundial a existência de materiais de características distintas, devido à adaptação destes as necessidades do consumidor, vem aumentando em um ritmo prejudicial ao meio ambiente. Além dos impactos ambientais causados pelo despejo inadequado dos resíduos, existe também a exagerada tomada dos recursos naturais. Com o passar do tempo, a demanda por melhores condições de vida tornou-se mais intensa, foi a partir de então, que se teve o aumento da geração de uma classe de resíduos que necessitam de um tratamento diferenciado dos demais, estes foram identificados como resíduos de serviços de saúde (RSS). O manuseio inadequado desses resíduos, destacando principalmente seu descarte final, apresenta um alto grau de contaminações (compostos químicos e radioativos), transtornos à saúde pública (microrganismos patogênicos) e ao meio ambiente. Desse modo, a presente pesquisa selecionou um hospital de pequeno porte, com a finalidade de verificar o manuseio de seus resíduos. O local de estudo selecionado foi o Hospital Municipal de Esperança-PB, único hospital municipal da cidade, que atende não só a população esperancense, como as cidades circunvizinhas. Para desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos, como: questionários, entrevistas e instrumentos visuais. Os resultados obtidos foram registrados em todo desenvolvimento da pesquisa. Dentre os principais pontos analisados estão: os funcionários que atuam no processo do manuseio dos resíduos de serviços de saúde, suas dificuldades em realizar esta atividade, as falhas encontradas em cada unidade do hospital, a falta de investimentos no aperfeiçoamento dos funcionários e a ausência do PGRSS. Apesar de todos os pontos negativos, foi possível apresentar algumas alternativas de melhorias para o hospital, baseadas nas legislações do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) n°358/05 e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) n°306/04.
Descrição: ROCHA, G. N. G. da. Avaliação do sistema de gestão dos resíduos de serviços de saúde do Hospital Municipal de Esperança-PB. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8284
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gigliolly Nogueira Gomes da Rocha.pdfPDF - Gigliolly Nogueira Gomes da Rocha1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.