Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8291
Título: Algumas características de uma estação elevatória de água
Autor(es): Araújo, Francidézio Meira de
Palavras-chave: Abastecimento de água
Distribuição de água
Estação elevatória
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: No transporte de água por grandes distâncias e a integração dos sistemas de abastecimento entre diversos municípios, a estação elevatória torna-se componente chave no sistema de abastecimento, possibilitando a entrega de água diretamente à população. Tendo em vista a relevância de uma estação elevatória para o sistema de abastecimento o nosso interesse foi apresentar as principais características das estações elevatórias, que são compostas principalmente por um conjunto de bombas, reservatórios de água, tubulações e válvulas. A preocupação com as estações elevatórias de água tem sido debatida em várias instâncias, tanto de formas científicas quanto sociais. Por isso, podemos dizer que este trabalho foi introdutório, pois delimitamos singelamente o objeto de estudo. Dessa forma, nosso trabalho foi de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. A importância de uma estação elevatória reside no fato que o sistema de abastecimento de água proveniente de uma bacia hidrográfica pode ter terreno tão íngreme que a água, para chegar a determinados pontos deverá ter seu recalque utilizando-se bombas. Nesses casos a estação elevatória é essencial, tanto para captar a água quanto para conduzi-la a pontos de distribuição, viabilizando, assim, o tratamento da água e sua distribuição para as pessoas.
Descrição: ARAÚJO, F. M. de. Algumas características de uma estação elevatória de água. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8291
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francidézio Meira de Araújo.pdfPDF - Francidézio Meira de Araújo587.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.