Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8293
Título: Cosmologia Newtoniana e Lagrangeana: aplicações e limitações
Autor(es): Colaço, Leonardo Ribeiro
Palavras-chave: Cosmologia Newtoniana
Potencial Lagrangeano
Modelos cosmológicos
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: A Cosmologia é a ciência que estuda a dinâmica do Universo em grandes escalas. Em vista disso, o principal objetivo da cosmologia é elaborar um modelo padrão que explique e prediga todos os fenômenos astronômicos que ocorrem em nosso Universo. Do ponto de vista teórico, a cosmologia moderna tem seu embasamento na teoria da relatividade geral (TRG), de forma que é frequentemente associada à complexidade matemática inerente a geometria Riemanniana, isto é, álgebra tensorial, variedades diferenciáveis, grupos contínuos de simetria, etc. Neste trabalho de conclusão de curso tem-se como objetivo revisar os modelos cosmológicos surgidos após a publicação da TRG: Modelo de Milne e McCrea, os quais obtiveram as equações dinâmicas, em 1934, para um Universo sem pressão, utilizando a hidrodinâmica clássica; e o modelo de McCrea que, em 1951, utilizando métodos clássicos junto a dois conceitos relativísticos obtiveram análogos semi-clássicos para um Universo com pressão não nula. Por fim, investigamos como uma descrição Lagrangeana clássica, ou tipo-partícula, pode ser usada para obter análogos clássicos para modelos cosmológicos relativísticos com e sem pressão.
Descrição: COLAÇO, L. R. Cosmologia Newtoniana e Lagrangeana: aplicações e limitações. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8293
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Ribeiro Colaço.pdfPDF - Leonardo Ribeiro Colaço1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.