Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8319
Título: Parâmetros sialométricos e sialoquímicos em pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço submetidos à tratamento
Autor(es): Teixeira, Milena Rayane de Andrade
Palavras-chave: Neoplasia de cabeça e pescoço
Tratamento antineoplásico
Saliva
Data do documento: 16-Jul-2014
Resumo: Objetivos: Esta pesquisa teve como objetivos avaliar os parâmetros sialométricos e sialoquímicos de pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, durante o tratamento antineoplásico. Metodologia: O estudo foi realizado em um dos centros de referência em Oncologia, no período de agosto de 2012 a junho de 2013. A amostra foi composta por dois grupos: grupo I (n=20) – doente e grupo II (n=20) – sadio. A coleta de saliva não estimulada foi realizada pelo método de Spiting e, a estimulada pelo método da goma base, a qual foi utilizada para análise do fluxo salivar estimulado e não estimulado, pH e capacidade tampão. Para a mensuração da amilase e ácido úrico salivar utilizou-se da técnica da espectofotometria. Para as análises estatísticas utilizou-se o SPSS versão 17.0, com valor de p (p<0,05) e para as associações foram empregados os testes de Mann Whitney, Exato de Fisher e o Teste T não- pareado. Resultados: observou-se que a maioria dos indivíduos era do sexo masculino (n=11; 55%) com a faixa etária acima dos 41 anos de idade (n=18, 90%). Quanto ao tabagismo e alcoolismo associados, a maior parte relatou fazer uso (n=11; 55%). As médias encontradas para o fluxo salivar estimulado foi 0,82 mL/mim, fluxo não estimulado foi 0,37 mL/mim, pH=7,35, CT=4,67, Amilase=22557,82 (U/L) e Ácido úrico=2,10 (U/dl), esses valores foram inferiores em relação ao grupo dos pacientes saudáveis, porém sem diferença estatisticamente significativa. Houve associação estatisticamente significativa entre o sexo e a mensuração da amilase (p=0,036). Conclusão: Sugere-se que a radioterapia e a quimioterapia, assim como, a presença de hábitos nocivos, contribuíram para a diminuição dos níveis de amilase, ácido úrico, pH e capacidade tampão em pacientes doentes, consequentemente, favoreceram a ação de radicais livres na região.
Descrição: TEIXEIRA, M. R. de A. Parâmetros sialométricos e sialoquímicos em pacientes com neoplasia maligna de cabeça e pescoço submetidos à tratamento. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8319
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Rayane de Andrade Teixeira.pdfPDF - Milena Rayane de Andrade Teixeira2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.