Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8341
Título: Comparação da habilidade manual de mulheres artesãs e não artesãs
Autor(es): Marinho, Waydja Lânia Virgínia de Araújo
Palavras-chave: Artesã
Habilidade manual
Lateralidade
Coordenação motora
Data do documento: 10-Jul-2014
Resumo: Introdução: A aquisição das habilidades motoras é considerada um processo dinâmico e complexo e podem ser convertidas em atividades artesanais, dependente da destreza manual de quem as produzem. Objetivos: Comparar a habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres artesãs, comparar a habilidade manual da mão dominante com a mão não dominante de mulheres não artesãs e correlacionar o tempo de exercício laboral como artesã com a habilidade manual de mulheres artesãs. Metodologia: Pesquisa de caráter exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. Participaram do estudo 25 mulheres artesãs e 25 não artesãs. Foram utilizados: o Roteiro de Entrevista, o Inventário de Dominância Lateral de Edimburgo e Purdue Pegboard Test. A análise estatística foi realizada através do software IBM SPSS Statistics versão 18.0, sendo adotado o nível de significância de 5% (p< 0,05). Resultados: Há uma preferência pela mão direita na amostra. Os resultados evidenciaram que as mulheres não artesãs são tão habilidosas quanto as artesãs. Quando avaliada a influência do Tempo de Profissão, observou-se que a destreza das artesãs diminui proporcionalmente, o que poderia estar associado ao fator idade. Conclusão: Embora as artesãs estejam submetidas a inúmeras formas de estímulos cerebrais, variadas condições biomecânicas e aprendizado por repetição, não apresentam destreza manual superior as mulheres não artesãs.
Descrição: MARINHO, W. L. V. de A. Comparação da habilidade manual de mulheres artesãs e não artesãs 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8341
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waydja Lânia Virgínia de Araújo Marinho.pdfPDF - Waydja Lânia Virgínia de Araújo Marinho506.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.