Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/835
Título: Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula
Autor(es): Silva, Ana Elyda de Lima
Palavras-chave: Matemática - Álgebra
Álgebra Recreativa
Resolução de Problemas Matemáticos
Data do documento: 15-Mai-2013
Resumo: Quando o ensino da Álgebra é introduzido, no Ensino Fundamental, os alunos apresentam diversas dificuldades. É visível a dificuldade encontrada em conseguir resolver problemas que envolvam as expressões algébricas e equações de 1º grau. Quando relacionamos seu ensino-aprendizagem à utilização de uma metodologia inovadora, podemos obter uma melhor compreensão. O objetivo geral de nossa pesquisa foi utilizar a resolução de problemas com álgebra recreativa para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e a comunicação das expressões algébricas e equações de 1º grau. Essa pesquisa tem como objetivos específicos desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as expressões algébricas; desenvolver e utilizar a resolução de problemas matemáticos, especificamente com as equações de 1º grau; estimular a interação entre os alunos nos grupos e entre os grupos durante a resolução dos problemas matemáticos e propiciar o desenvolvimento da comunicação oral e escrita, especificamente através da exploração das explicações e do questionamento. A Metodologia foi desenvolvida levando em consideração a resolução de problemas matemáticos e foi composta por três fases: o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos, antes da aplicação do Painel Integrado, o Painel Integrado e o levantamento sobre os conhecimentos adquiridos após o Painel Integrado. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2012, numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, em Campina Grande-PB. Os resultados evidenciam um significativo melhoramento que mostra com clareza a eficácia da Álgebra Recreativa em conjunto com a Resolução de problemas na compreensão das expressões algébricas e equações de 1º grau aliados à utilização do Painel Integrado que contribuiu para romper o padrão da comunicação e das interações na sala de aula de Matemática.
Descrição: SILVA, A. E. de L. Álgebra recreativa: resolvendo problemas matemáticos e explorando a comunicação na sala de aula. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/835
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Élyda de Lima Silva.pdfPDF - Ana Élyda de Lima Silva2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.