Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8361
Título: Nova lei de adoção: a visão dos profissionais a respeito de sua efetivação
Autor(es): Arruda, Rafaella se Sousa Pontes
Palavras-chave: Adoção
Lei 12.010/09
Assistentes sociais
Lei de adoção
Visão dos profissionais
Data do documento: 9-Set-2014
Resumo: Tal trabalho é resultado da experiência tida no estágio supervisionado na Vara Privativa da Infância e Juventude no Fórum Afonso Campos atualmente localizado no Complexo da Infância e Juventude desta cidade. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a percepção dos profissionais a respeito da efetivação da Lei Nacional de Adoção 12.010/09, e quais suas conseqüências em decorrência da lei na vida das crianças, desde positivas quanto negativas. A analisar assim a visão dos profissionais que estão envolvidos com as crianças e postulantes num lado tido como mais burocrático e com os profissionais que lidam diretamente com as crianças. Sendo selecionados cinco profissionais que trabalham diretamente com as crianças e os postulantes à adoção, sendo eles: Coordenadora da Casa de Acolhimento, Assistente Social e Psicóloga do Complexo da Infância e Juventude. Utilizamos a metodologia exploratória analítico-descritiva e abordagem qualitativa com: entrevista semi-estruturada e observação. Percebe-se assim que a adoção é um instituto antigo e traz consigo uma grande carga de preconceito alimentado durante toda a historia, após algumas conquistas do direito da criança e adolescente vemos acontecer sua regulamentação através da Lei 12.010/09. Vemos o a importância do trabalho dos profissionais envolvidos e sua importância dentro deste processo mesmo que, muitas vezes considerado pequena, porem que se torna um diferencial. O qual podemos considerar a peça chave de todo um trabalho realizado nas Redes de Atendimento.
Descrição: ARRUDA, R. de S. P. Nova lei da adoção: a visão dos profissionais a respeito de sua efetivação. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8361
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaella de Sousa Pontes Arruda.pdf396.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.