Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8378
Título: O Estatuto do idoso e sua importância para os sujeitos em processo de envelhecimento: a validação de direitos
Autor(es): Silva, Lamarck de Assis
Palavras-chave: Idoso
Estatuto do Idoso
Política Nacional do Idoso
Envelhecimento
Direitos
Data do documento: 9-Dez-2014
Resumo: O presente artigo discute a temática do Estatuto do Idoso, assim como, a Política Nacional do Idoso, mostrando que a Sociedade e o Estado tem o dever de assegurar ao idoso todos os direitos de cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos. O Estatuto do Idoso representa um instrumento para informar e preparar a sociedade para enfrentar o envelhecimento e tem como objetivo promover ações que contribuam para a garantia e a efetividade dos direitos da pessoa idosa, como também investir em políticas públicas que envolvam a participação de todos e principalmente dos idosos para a busca de uma melhor qualidade de vida. A metodologia utilizada se deu a partir do estudo e reflexão sobre a temática abordada para análise da Experiência de Estágio Supervisionado desenvolvido na unidade do CRAS, localizada no bairro da Ramadinha I. Neste sentido, este trabalho, busca colaborar para a discussão e reflexão sobre o tema, a fim de tornar-se um incentivo para aqueles que lutam para a garantia de direitos e dignidade dos idosos em nosso país.
Descrição: SILVA, L. de A. O Estatuto do idoso e sua importância para os sujeitos em processo de envelhecimento: a validação de direitos. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8378
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lamarck de Assis Silva.pdf548.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.