Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8385
Título: Ensino e pesquisa em contabilidade: uma análise bibliométrica no período de 2004 a 2013
Autor(es): Carvalho, Raissa Henriques de
Palavras-chave: Ensino em contabilidade
Pesquisa em contabilidade
Bibliometria
Produção científica em contabilidade
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral mapear o perfil e a evoluçãodas produções científicas das revistas Contabilidade & Finanças (C&F), Organização & Sociedade (O&S),Brazilian Business Review(BBR), Administração Contemporânea (RAC)e Administração de Empresas (RAE), referente atemática de Ensino e Pesquisa em Contabilidade no período de 2004 a 2013. Caracteriza-se, metodologicamente, como um estudo bibliométrico, delineado por pesquisa descritiva, bibliográfica e de natureza quanti-qualitativa. A partir das cinco revistas analisadas, a pesquisa encontrou um total de 1.128 artigos, dos quais 36 foram selecionados para compor o universo amostral, o que ressalta a baixa produção científica sobre a área de Ensino e Pesquisa em Contabilidade. Os resultados demonstram que a Revista Contabilidade & Finanças (C&F)obteve maior número de artigos publicados sobre a temática e as revistas Organização & Sociedade (O&S) e Administração de Empresas (RAE) menor quantidade de artigos. O ano de 2007 apresentou o maior número de publicações acerca do tema, por outro lado, os anos de 2004 e 2012 foram os de menores publicações. Além disso, destacaram-se a presença de 66,04% dos autores correspondendo ao gênero masculino; a maioria das pesquisas foi elaborada por três autores; 39,13% são doutores e 34,78% dos autores são mestres;Edgard Bruno Cornachione Juniore Gilberto de Andrade Martins foram os autores mais prolíficos, respectivamente, com oito e sete artigos e a instituição que obteve maior produtividade foi a FEA/USP.
Descrição: CARVALHO, R. H. de. Ensino e pesquisa em contabilidade: uma análise bibliométrica no período de 2004 a 2013. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8385
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Henriques de Carvalho.pdf289.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.