Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8396
Título: O sistema de controle interno como ferramenta para a eficiência da gestão pública
Autor(es): Araújo, Fernanda Mayara Bezerra de
Palavras-chave: Controle interno
Gestão pública
Eficiência
Recursos públicos
Data do documento: 26-Ago-2013
Resumo: A sociedade e a legislação exigem do gestor uma administração cada vez mais eficiente, onde os recursos ora postos sob sua responsabilidade deverão ser utilizados de forma que venham a garantir o bem comum. Com o intuito de assegurar que a missão e os objetivos da organização sejam executados conforme o planejado e de forma eficiente, o Sistema de Controle Interno deve ser praticado por todas as esferas do poder, devendo ser exercido permanente, e de preferência de forma preventiva, contribuindo assim para subsidiar a tomada de decisão dos gestores. Dentro desse contexto, o presente artigo tem como objetivo principal demonstrar que o Sistema de Controle Interno pode assegurar o bom gerenciamento dos recursos públicos, possibilitando a eficiência da gestão pública. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa, que buscou evidenciar, entre outros, os conceitos, objetivos e a estrutura do sistema de controle interno na administração pública. Através desse estudo concluiu-se que o sistema de controle interno é uma ferramenta fundamental para garantir o bom gerenciamento e a melhor aplicação dos recursos públicos, contribuindo para que a administração pública alcance o princípio constitucional da eficiência.
Descrição: ARAÚJO, F. M. B. de. O sistema de controle interno como ferramenta para a eficiência da gestão pública. 2013. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8396
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Mayara Bezerra de Araújo.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.