Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8425
Título: Análise da eficácia da Lei de Acesso à Informação em órgãos públicos do estado da Paraíba
Autor(es): Baptista, Cláudio de Souza
Palavras-chave: Acesso à Informação
Publicidade
Gestão Pública
Resumo: A modernização da sociedade, através de ferramentas da tecnologia da informação e dos princípios que norteiam a administração pública, propicia uma maior fiscalização das ações de governo nas diversas esferas. Neste sentido, a Lei 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, foi promulgada no Brasil, priorizando a publicidade e minimizando o sigilo da informação. Este artigo tem como objetivo avaliar a eficácia desta Lei no Estado da Paraíba, através de uma avaliação de portais de vários orgãos públicos, a saber: Poder Executivo do Estado, Poder Legislativo, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Foram elencados os principais itens pautados na Lei para averiguação de sua conformidade nos respectivos portais. Conclui-se que avanços foram feitos no sentido de se cumprir o que determina a Lei, no entanto ainda há importantes lacunas que precisam ser preenchidas de sorte a atender a Lei, que incentiva o controle social por parte dos cidadãos.
Descrição: BAPTISTA, Cláudio de Souza. Análise da eficácia da Lei de Acesso à Informação em órgãos públicos do estado da Paraíba. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8425
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio de Souza Baptista.pdfCláudio de Souza Baptista917.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.