Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8430
Título: Trabalho escravo: análise dos mecanismos de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil contemporâneo
Autor(es): Almeida, João Paulo Cavalcante de
Palavras-chave: Trabalho Escravo
Direitos Trabalhistas
Direitos Individuais e Homogêneos
Data do documento: 12-Nov-2014
Resumo: O presente artigo intenta analisar as diferentes facetas assumidas pelo trabalho análogo à escravidão no Brasil contemporâneo, bem como os mecanismos legalmente previstos para seu enfrentamento. A abolição do sistema escravista enquanto modo de produção legitimado não significou o advento de uma nação plenamente livre no tocante às relações de trabalho: por trás de uma máscara de normalidade meramente formal, novos mecanismos de submissão de seres humanos à condição de escravo começavam a se engendrar, e enredar em sua teia maléfica aqueles econômica e socialmente mais vulneráveis. Analisaremos, igualmente, os órgãos públicos responsáveis pelo combate ao flagelo do trabalho escravo no Brasil, bem como o modo como se articulam para atingir tal fim. Por fim, descreveremos os novos mecanismos repressivos instituídos pela Emenda Constitucional n. 81/2014, e a forma como interagem com os instrumentos combativos já existentes.
Descrição: ALMEIDA, João Paulo Cavalcante de. Trabalho escravo: análise dos mecanismos de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil contemporâneo. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8430
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joao Paulo Cavalcante de Almeida.pdfJoão Paulo Cavalcante de Almeida804.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.