Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8439
Título: Modificações trazidas pela lei nacional da adoção: avanço ou retrocesso?
Autor(es): Nascimento, Marcelo Deodato do
Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei 12.010/09
Adoção
Resumo: O trabalho ora proposto tem o objetivo de identificar os possíveis avanços e retrocessos da Lei 12.010/09, conhecida como Lei Nacional da Adoção. Para isso, discorreu-se sobre o conceito, a finalidade e a evolução histórica do instituto da adoção, bem como sobre o trâmite do processo de adoção no Brasil. Foi explicada a aplicação da medida protetiva de acolhimento institucional, prevista no art. 101, VII, do Estatuto da Criança e do Adolescente e exposto, em números, a realidade brasileira no tocante às crianças institucionalizadas. Elencaram-se as principais mudanças trazidas pela Lei 12.010/09 no ordenamento jurídico e seus respectivos benefícios e prejuízos. Dentre os aspectos positivos importantes, destacam-se a garantia ao adotante do direito de registrar seu filho adotado na localidade de sua residência e a garantia ao adotado do direito de ter acesso a seus documentos de origem, incluindo seu processo de adoção, o que representa uma consagração do direito à identidade genética. Concluiu-se que a Lei da Adoção embora tenha trazido modificações essenciais para a adoção, ainda é falha, seja por impor mais burocracia ao procedimento de adoção e habilitação de candidatos à adoção, seja por ser omissa quanto a questões relevantes, como a adoção de menores por casal homoafetivo.
Descrição: NASCIMENTO, Marcelo Deodato do. Modificações trazidas pela lei nacional da adoção: avanço ou retrocesso?. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8439
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Deodato do Nascimento.pdfMarcelo Deodato do Nascimento360.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.