Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8447
Título: A discricionariedade jurídica: uma liberdade restritiva do magistrado
Autor(es): Lima Filho, Horácio de Almeida
Palavras-chave: Direito Administrativo
Discricionariedade Judicial
Atuação Profissional
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: A discricionariedade jurídica é um tema que suscita inúmeras controvérsias na esfera jurídica. O presente trabalho, diante dessa problemática, busca analisar o contexto em que se insere a discricionariedade, recorrendo à apreciação de destacados estudiosos do assunto que erigiram teorias formulando suas concepções que, mesmo conflitantes, permitem delinear uma própria acepção a respeito. Partindo desse apanhado crítico, ensejou-se captar a posição em que se encontra o magistrado, que diante da atividade jurisdicional, tem a incumbência de prolatar sentenças. Sua ingerência é discutida com a necessidade de apreender qual o perímetro de atuação que lhe é devido. Afinal, várias possibilidades se colocam como alternativa ao subjetivismo do magistrado, e essa sua imparcialidade é um quesito a ser discutido. A norma jurídica indissociável desta querela, também está no campo de debate, uma vez que ela carece de completude, e em tempos necessita de retificação, ou mesmo, sua criação, no caso de não existir.
Descrição: LIMA FILHO, Horácio de Almeida. A discricionariedade jurídica: uma liberdade restritiva do magistrado. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8447
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Horácio de Almeida Lima Filho.pdfHorácio de Almeida Lima Filho360.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.