Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8452
Título: Negro Brasileiro: viabilidade das ações afirmativas
Autor(es): Melo, Gabriel Barbosa de
Palavras-chave: Etnia
Negro
Ações afirmativas
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso vislumbra estabelecer, partindo de uma ótica histórico–jurídica, as ações afirmativas e sua desnecessidade de aplicação no que toca ao negro brasileiro, fazendo um paralelo entre a realidade e contexto histórico do Brasil com os Estados Unidos, a origem do instituto, sua conjuntura jurídica e inaplicabilidade à luz do princípio da razoabilidade. Bem como o labor em questão busca via pesquisa bibliográfica de base qualitativa e exploratória, fazer uma análise do instituto ação afirmativa de cunho jurídico afim de desconstituir a mitificação do afro-brasileiro como hipossuficiente em razão de sua raça, mostrando a miscigenação em nossa colonização e exemplos de negros célebres que galgaram em plena escravidão um caminho de riqueza e prestigio social em detrimento da situação do negro norte-americano o qual sofrera um racismo estatal. Por fim se pretende fixar alternativas que beneficiem a toda coletividade se coadunando a justiça social objetivada por nossa Carta Política. O artigo em apreço se justifica por coadunar o instituto ações afirmativas com o texto constitucional, sobretudo no que concerne ao objetivo de igualdade elencada no art. 3, III bem como o art. 5 caput segunda parte, em especial relativa à aplicação quanto ao negro brasileiro.
Descrição: MELO, Gabriel Barbosa de. Negro Brasileiro: viabilidade das ações afirmativas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8452
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Barbosa de Melo.pdfGabriel Barbosa de Melo563.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.