Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8456
Título: Poluição sonora na cidade de Campina Grande - Paraíba
Autor(es): Santos, Anacleto Batista dos
Palavras-chave: Direito ambiental
Poluição sonora
Legislação ambiental
Data do documento: 7-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho pretende expor uma análise sobre a poluição sonora na cidade de Campina Grande – Paraíba, bem como apresentar à legislação sobre a temática, a sua abrangência e a sua aplicação em vários âmbitos do Direito. A partir da Constituição Federal de 1988, em seu Art. 225 tivemos a garantia legal a um meio ambiente equilibrado, que possibilita a qualquer pessoa ter acesso aos recursos naturais de maneira saudável. Assim, este trabalho vem mostrar como é feita esta garantia na prática, detectando e analisando a questão legal de uma forma geral para à específica, in loco, entendendo como é que o poder público e a sociedade podem agir para aplicação das leis vigentes sobre o assunto. A pesquisa foi alicerçada metodologicamente na revisão bibliográfica e documental (fontes primárias), sendo utilizados como métodos de procedimento o descritivo-analítico e o comparativo. Após a realização da pesquisa, foi possível concluir que o maior número de denúncias envolveram as residências, sendo o sábado o dia com maior percentual de reclamações, o que também ocorreu no turno da noite. No que se refere à relação entre o percentual de reclamações em face da poluição sonora por bairros da cidade de Campina Grande, observou-se que o bairro do Catolé destacou-se por apresentar o maior percentual, seguido do centro no número de denúncias. Conclui-se que as denúncias relacionadas com a poluição sonora se distribuem por todos os bairros da cidade, inclusive naqueles localizados na área rural (ou distritos), a exemplo de Catolé de Zé Ferreira e Santa Terezinha. Foi possível deduzir que em alguns casos, o número de denúncias não corresponde à realidade, considerando que por conta da violência, os cidadãos não fazem as denúncias, temendo ameaças e retaliações. Finalmente, observou-se que não há uma ação educativa e nem fiscalizatória eficiente por parte dos órgãos competentes, razão pela qual os fatos relacionados com a poluição sonora culminam com denúncias e ações meramente repressivas.
Descrição: PEREIRA, Anacleto Batista dos Santos. Poluição sonora na cidade de Campina Grande - Paraíba. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8456
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anacleto Batista dos Santos Pereira.pdfAnacleto Batista dos Santos Pereira511.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.