Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8556
Título: | Nunca é tarde para aprender: vivências e interações tecnológicas dos idosos no contexto da UAMA/UEPB |
Autor(es): | Soares, Morgana Nilda dos Santos |
Palavras-chave: | UAMA/UEPB Aprendizagem Relatos de experiência Idosos |
Data do documento: | 24-Nov-2014 |
Resumo: | Esta pesquisa, de cunho interdisciplinar, focalizou a relação entre comunicação e educação, objetivando conhecer e analisar a interação dos idosos com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), à luz da concepção de aprendizagem. O espaço privilegiado para observação empírica foi a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB), tomando como referência entrevistas em profundidade realizadas com cinco estudantes da instituição, no período de setembro a outubro de 2014. A literatura estudada e os relatos dos idosos indicam que a educação permanente, proposta por instituições desse gênero, amplia as possibilidades de diferentes saberes e possibilita que os idosos desenvolvam novas habilidades, favorecendo a convivência, a inclusão social, à medida que contribui para o envelhecimento ativo e o bem estar cognitivo. Assim, a busca pelo conhecimento na universidade permite ainda aproximação com os artefatos tecnológicos da sociedade contemporânea, contribuindo para a acessibilidade e interação com novos meios de aprendizagem. |
Descrição: | SOARES, M. N. dos S. Nunca é tarde para aprender: vivências e interações tecnológicas dos idosos no contexto da UAMA/UEPB. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8556 |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Morgana Nilda dos Santos Soares.pdf | 3.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.