Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8560
Título: Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos
Autor(es): Santos, Adriana Ferreira dos
Palavras-chave: Impactos ambientais
Coleta seletiva
Reciclagem
Material alternativo
Data do documento: 29-Jan-2016
Resumo: Este trabalho tem como tema “Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos”. Estudo esse, que vivenciei no meu Estágio Supervisionado III com as observações e regências do Ensino Fundamental, da Universidade da Paraíba, na turma de Pedagogia - PARFOR, do campus V, da cidade de João Pessoa, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet, localizada no município de Santa Rita. Objetivou-se verificar os possíveis resultados que podem ser apropriados às aulas de Arte a partir do uso de materiais reciclados, alternativos/sucatas, como processo pedagógico para desenvolver a Educação Ambiental, sensibilizando a comunidade escolar envolvida sobre a importância do meio ambiente e de sua preservação, através da importância da coleta seletiva e transformação dos resíduos em artes. A realização do projeto ''Como Transformar e criar artes na escola: através dos resíduos sólidos'' foi de suma importância, pois, cada minuto foi válido às turmas que participaram das atividades e se envolveram no assunto, que é problema de todos: Conscientizar as crianças e a sociedade, para a importância de preservar o meio ambiente, para que “tudo que fores fazer, deves fazer no limite sem agredir tanto a natureza”. A reeducação ambiental na Escola M. E. F. Jaime Lacet tentou conscientizar pela prática da coleta seletiva e do reaproveitamento do lixo, desde a primeira infância, contribuindo para a construção de novos hábitos, que sugerem a sustentabilidade e que perdurarão por toda a vida adulta. Dessa forma, espera-se que partindo da sistematização dessa prática na rotina escolar das crianças, haja uma consolidação desse hábito no meio social. Acredito que, através da interferência do aluno na transformação dos objetos para a construção do seu próprio brinquedo, ele realizará um trabalho criativo, resultado de um brinquedo produzido por ele mesmo e que ganhará, por esse motivo, um valor afetivo diferenciado
Descrição: SANTOS, Adriana Ferreira dosa. Como transformar e criar artes na escola através dos resíduos sólidos. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8560
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Ferreira dos Santos.pdf8.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.