Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8567
Título: Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet
Autor(es): Silva, Rosani Ribeiro da
Palavras-chave: Gestão educacional
Prática docente
Cidadania
Data do documento: 30-Jan-2016
Resumo: O Estágio Supervisionado para a formação do docente é um desafio que necessita ser vivenciado, já que somos parte integrante de uma sociedade complexa e cada vez mais cheia de exigências. Portanto, a necessidade de se associar as teorias à prática é extremamente importante àqueles que anseiam embasar o seu fazer didático às teorias que inflamam os embates na área educacional. Por esse motivo, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surgiu das necessidades de se articular teoria e prática docente. Foi solicitado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em seu departamento de pedagogia, no ambiente do PARFOR, foi orientado pela professora Dra. Maria de Fátima Ferreira de Araújo e vivenciado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Lacet. Por considerarmos a escola pública uma inesgotável fonte de pesquisa, cujo objetivo principal é o de investigar o cotidiano da gestão educacional, e seus desafios acerca da gestão democrática e suas inúmeras provocações, para o novo milênio, tais como: autonomia da escola, cumprimento das ações do seu Projeto Político-Pedagógico, entre outros. A metodologia de estudo se pautou em paradigmas qualitativos e em informações que foram coletadas através de consulta a documentos existentes na secretaria da escola. Realizamos entrevistas com sujeitos oriundos a comunidade escolar e observações acerca das relações estabelecidas no ambiente da escola. Concluímos que todas as informações coletadas e todos os aspectos observados evidenciam que a gestão democrática é uma prática que está sendo vivenciada no seio da escola Jaime Lacet e que os demais desafios supracitados vêm sendo devidamente observados e ajustados, buscando unicamente o crescimento da qualidade de ensino na escola para os seus educandos.
Descrição: SILVA, Rosani Ribeiro da. Gestão escolar: experiência de estágio na escola municipal de ensino fundamental Jaime Lacet. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8567
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosani Ribeiro da Silva.pdf8.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.