Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8603
Título: A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano
Autor(es): Souza, Andréa Cristina de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Matemática
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: Sendo a Matemática uma disciplina que faz parte da vida escolar do aluno durante todo o Ensino Fundamental e Médio, sua importância é evidente. No entanto, percebemos que esta área comporta uma sequência de conteúdos que quando não efetivados em uma relação ensino-aprendizagem com êxito acaba por prejudicar o aluno nos anos posteriores. Deste modo, buscamos refletir neste trabalho as dificuldades enfrentadas por professores e alunos do 6º ano do ensino fundamental diante da disciplina de matemática, pensando ainda o processo de transição do 5º para o 6º ano. Para concretização de tal trabalho recorremos metodologicamente ao uso de questionários com alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Campina Grande. Na análise dos dados coletados, percebemos que uma das principais dificuldades encontradas por professores e alunos foi a falta de domínio das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), o que nos possibilitou pensar que o problema desta dificuldade reside, sobretudo, em uma relação ensino-aprendizagem de matemática fracassada, no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Descrição: SOUZA, A. C. de. A razão de onde começamos é o resultado de onde estamos: Dificuldades do ensino-aprendizagem de Matemática no 6º ano. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8603
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Cristina de Souza.pdfPDF - Andréa Cristina de Souza637.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.