Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8720
Título: De Peter Pan a Monteiro Lobato: uma releitura do clássico
Autor(es): Freire, Renielly Salvina
Palavras-chave: Literatura infantil
Releitura
Clássico
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma releitura do clássico “Peter Pan e Wendy”, de James Barrie, adaptado por Monteiro Lobato, com o título “Peter Pan”, fazendo uma análise comparativa, a fim de mostrar o modo como Lobato se apropria de personagens clássicos da literatura infantil estrangeira, recontando-os em uma intersecção com a cultura brasileira. Como aporte teórico utilizamos os conceitos da literatura infantil, suas narrativas e características, desenvolvidos pelos autores Cademartori (2006), Cunha (2003), Coelho (2000), Hunt (2010), dentre outros. Partindo da perspectiva do contexto do surgimento da literatura infantil desde os primórdios até à modernidade, percebemos que Lobato reconta histórias que são universais, atualizando-as e aproximando-as de nosso contexto nacional.
Descrição: FREIRE, R. S. De Peter Pan a Monteiro Lobato: uma releitura do clássico. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8720
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renielly Salvina Freire.pdf399.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.